O que é mais importante corrigir
um erro ou identificar a pessoa que o cometeu? Falando especificamente sobre
ambientes de trabalho creio que as duas coisas são importantes, porém tenho a
convicção que primeiro devemos analisar o que houve e tentar solucionar da
melhor forma possível. Resolvida a questão devemos voltar a discutir o assunto
e, aí sim, procurar saber de quem foi erro e porque ele aconteceu.
Não se trata de procurar alguém
para punir. No entanto há de se investigar quais foram os motivos que levaram o
trabalhador a cometer o equivoco (como alguns preferem chamar) para que ele não
mais ocorra.
Alguns “profissionais” tendem a
minimizar seus erros ou, até mesmo, negá-los. Simplesmente não conseguem
admiti-los como importantes ou sequer que eles existiram seja por medo de uma
repreensão ou por achar que só quem erra são os outros. Essa atitude além de
demonstrar a falta de humildade destas pessoas faz com que a sujeira seja jogada
pra debaixo do tapete.
As falhas podem ocorrer
provenientes de imperícia, negligência, incapacidade ou qualquer outro tipo de
situação. A verdade é que ninguém está livre de cometer um ato falho em suas
atividades profissionais. Portanto é muito feio tentar imputar seus erros a
terceiros.
Para diminuir as possibilidades
de erros ou equívocos deve-se agir preventivamente. É um absurdo quando eles
ocorrem por comodismo ou imprudência. Muitas vezes têm-se plenas condições de
evitá-los.
O trabalho não deve ser feito mecanicamente e sim com
comprometimento, com vontade de fazer bem feito. Fazer apenas por fazer não é o
bastante.
A excelência deve ser meta. Mesmo
tida como inalcançável a perfeição tem que ser objetivo de todos numa
Organização seja ela do setor privado ou do serviço público.
Um comentário:
Excelente, Gil!!! Você já recebeu um email com power point sobre isto? É muito engraçado! É um fluxo com opções de sim ou não, do tipo: "alguem viu?" 1. não: ótimo. Então esconda; 2. sim: "ferrou"
Mas um bom líder deve agir desta forma. Não adianta no momento da crise procurar culpados. Resolver o problema gerado de forma imediata e só depois garantir que não venha a ocorrer novamente.
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