terça-feira, 6 de julho de 2010

Conto XII

Fio de Esperança

– “O Sertanejo é antes de tudo um forte!”. Quem foi que disse isso mermo?

– Eu sei lá quem disse isso homi, ta variando?

– Eu tô falando sério! Um poeta disse isso, só não lembro o nome do danado.

– E porque ele disse isso, José?

– Sei lá, ele deve de ter procurado passarinho pra caçar e pra não voltar de mãos vazias apareceu com um calango do mato ou pode ter visto a criação morrer de fome e de sede no quintal de casa. De repente ele já chorou depois de ouvir os filhos pedindo por comida, quem sabe? O que eu sei é que a gente nasce, vive e morre lutando. Lutando por um cadim de comida, uma cama macia, um cobertor pra fugir do frio, um teto pra proteger nóis da chuva e do sol.

– É isso mermo! – concordou Maria.

José, Maria e seus dois filhos estavam alojados na quadra de esportes de um colégio, pois sua casa havia sido destruída pelas águas do açude que, depois de ter quebrado a represa devido às fortes chuvas, invadiram o pequeno povoado onde dezenas de famílias foram atingidas. A situação era crítica e os desabrigados tinham que contar com a solidariedade de outras pessoas.

– Aposto que esse poeta num sabe o que é perder sua casa e sua plantação! – resmungou Maria.

– Maria, eu acho que ele quis dizer é que pra tudo tem um jeito, e se não tem, o sertanejo arruma. Quantas vezes a gente passou fome? Lembra daquela vez que a gente deu farinha com açúcar pras crianças por três dias seguidos? A gente continua vivo, num continua?

– Eu num entendo José, a gente passa um aperto daqueles pra plantar arguma coisa e a chuva num vem, até rezar nóis reza e nada. Agora, vem esse mundo de água e derruba nossa casa e estraga nossa plantação. Isso é justo?

– As coisa de Deus nós num discute mulé, pode até lamentar, mas num discute!

– Pai, mãe eu tô com fome! – disse o filho mais novo ao acordar

José e Maria se olharam, procuraram a sua volta e nada tinham a oferecer à criança.

– Dorme meu filho, dorme! – disse José, desconsolado.

Um comentário:

  1. Olá namoraduuuuuuuuu
    A vida de José e Maria não foi nada facíl assim como de milhares de pessoas sofrem com esse desconforto desse impulso formado por exércitos de miseráveis e famintos.Diante da destruição e da dificuldade de acesso às áreas mais afetadas, há incidentes de disputa por comida. Outro problema é a falta de água potável, que aumenta o risco de doenças.
    É necessário, alimentar quem tem fome.O mundo sem a fome seria perfeito, as pessoas seriam mais satisfeitas e certamente buscariam mais cultura.Mas o Brasil tem toda capacidade de vencer esse desafio da fome e miséria,garantindo o alimento para todos.

    ResponderExcluir

Lutar é preciso!

     "O certo é o certo, mesmo que ninguém o faça. O errado é o errado, mesmo que ninguém esteja vendo".      Eu acredito nisso! N...