sexta-feira, 16 de março de 2012

Errar é humano, mas...


O que é mais importante corrigir um erro ou identificar a pessoa que o cometeu? Falando especificamente sobre ambientes de trabalho creio que as duas coisas são importantes, porém tenho a convicção que primeiro devemos analisar o que houve e tentar solucionar da melhor forma possível. Resolvida a questão devemos voltar a discutir o assunto e, aí sim, procurar saber de quem foi erro e porque ele aconteceu.

Não se trata de procurar alguém para punir. No entanto há de se investigar quais foram os motivos que levaram o trabalhador a cometer o equivoco (como alguns preferem chamar) para que ele não mais ocorra.

Alguns “profissionais” tendem a minimizar seus erros ou, até mesmo, negá-los. Simplesmente não conseguem admiti-los como importantes ou sequer que eles existiram seja por medo de uma repreensão ou por achar que só quem erra são os outros. Essa atitude além de demonstrar a falta de humildade destas pessoas faz com que a sujeira seja jogada pra debaixo do tapete.

As falhas podem ocorrer provenientes de imperícia, negligência, incapacidade ou qualquer outro tipo de situação. A verdade é que ninguém está livre de cometer um ato falho em suas atividades profissionais. Portanto é muito feio tentar imputar seus erros a terceiros.

Para diminuir as possibilidades de erros ou equívocos deve-se agir preventivamente. É um absurdo quando eles ocorrem por comodismo ou imprudência. Muitas vezes têm-se plenas condições de evitá-los. 

O trabalho não deve ser feito mecanicamente e sim com comprometimento, com vontade de fazer bem feito. Fazer apenas por fazer não é o bastante.

A excelência deve ser meta. Mesmo tida como inalcançável a perfeição tem que ser objetivo de todos numa Organização seja ela do setor privado ou do serviço público.

Um comentário:

  1. Excelente, Gil!!! Você já recebeu um email com power point sobre isto? É muito engraçado! É um fluxo com opções de sim ou não, do tipo: "alguem viu?" 1. não: ótimo. Então esconda; 2. sim: "ferrou"
    Mas um bom líder deve agir desta forma. Não adianta no momento da crise procurar culpados. Resolver o problema gerado de forma imediata e só depois garantir que não venha a ocorrer novamente.

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