sexta-feira, 17 de junho de 2016

Eleições Municipais 2016

Essa semana ocorreu algo inusitado na Câmara Municipal de Feira de Santana. Foi lançada uma proposta para que o número de vereadores sofresse uma redução de 21 (vinte e um) para 19 (dezenove) nas eleições deste ano. Creio que essa diminuição deveria ser ainda maior. Para mim 15 (quinze) vereadores seriam suficientes.  Mas, de tão inesperada, essa proposta me fez pensar: o que pode ter levado um vereador a propor tal medida? Seria muito louvável se a crise em que o país vive fosse o motivo, pois teoricamente haveria uma redução nas despesas. Sendo assim eu sugeriria também a redução dos cargos comissionados que há muito existem em demasia. Entretanto fui pesquisar a respeito das eleições e, salvo melhor juízo, averiguei que se a proposta for aceita os partidos políticos menores teriam suas chances reduzidas de maneira significativa. Ou seja, aumentaria a probabilidade que se mantenha na Câmara a maior parte dos vereadores que hoje lá estão. Tudo por conta do quociente eleitoral. Não sou muito inteirado no assunto, mas se o número de vagas diminui mais votos seriam necessários para que um partido elegesse algum candidato. Sou a favor da redução, mas preciso ver as cenas dos próximos capítulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lutar é preciso!

     "O certo é o certo, mesmo que ninguém o faça. O errado é o errado, mesmo que ninguém esteja vendo".      Eu acredito nisso! N...