terça-feira, 17 de novembro de 2009

Conto VII

Descaminhos!

Negro e pobre, Paulinho sofria com o preconceito de outro garoto que o molestava toda vez que ele se dirigia à escola.

– E aí, neguinho? – perguntou Bruno – Ta pensando que vai pra onde?

– Meu nome é Paulo e não está vendo que estou indo à escola?

– Olha só o rapazinho é atrevido! – comentou Bruno aos seus dois amigos que o acompanhavam - Tem medo de morrer não muleque?

– Por favor, me deixa ir embora.

– Não antes de eu te dar um cascudo.

 – Ai! ai! ai!...

Paulinho continuou sua caminhada segurando o choro e passando a mão por sua cabeça enquanto os outros meninos riam sem parar.

 – Ainda mato esse cara! – comenta consigo mesmo.

Paulinho não entendia porque aqueles garotos não gostavam dele apenas por ser negro, pois a maioria de seus amigos era de cor branca e nunca haviam manifestado nenhum tipo de ato discriminatório. Com muita raiva ele repetia o tempo todo:

 – Eu mato aquele cara, eu mato!

O melhor amigo de Paulinho era André, um menino branco de olhos azuis que morava do outro lado da cidade. Percebendo sua angústia ao chegar à escola André perguntou:

– O que houve?

– Nada!

– Como nada, ta aí todo cabisbaixo? Fala comigo!

– Ta bem! Tem uns meninos aí que vem me batendo e me humilhando todo dia no caminho pra escola.

– Como assim? Por quê?

– Eles me chamam de neguinho, deve ser porque sou negro.

– Não leve isso tão a sério, assim como tem gente boa, também tem babacas brancos, negros, verdes, amarelos... Muda seu caminho pra vir à escola.

Paulinho esboçou um sorriso e achou interessante a sugestão de seu amigo.

No outro dia mudou seu caminho como sugeriu o André. De nada adiantou, lá estava o trio, pareciam ter adivinhado a estratégia de sua vítima.

– Neguinho, neguinho... Pensou que iria nos enganar, é? Vem cá!

Sabendo que iria apanhar novamente Paulinho resolveu enfrentá-los. Olhou em volta e viu um caco de vidro perto do seu pé e o pegou apontado-o para o seu algoz.

– Vai me enfrentar neguinho?

Bruno avançou pra cima de Paulinho e os dois rolaram pelo chão por alguns segundos até se ouvir um grito. Bruno foi atingido e sangrava muito. Uma ambulância foi chamada, mas foi inútil. Bruno morreu. Paulinho foi enviado a um reformatório.

Um comentário:

  1. "O preconceito é um relativismo individual que resulta em conseqüências graves. As pessoas por acharem que são melhores começam a desmerecer as outras".Sei que Paulinho estava sendo descriminado,mas não justifica dele ter feito esse ato de vingança pelas suas proprias mão,deveria ter procurado outros meio de poder sair dessa situação.

    ResponderExcluir

Lutar é preciso!

     "O certo é o certo, mesmo que ninguém o faça. O errado é o errado, mesmo que ninguém esteja vendo".      Eu acredito nisso! N...