sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Servidor Público


O serviço público não é para todo mundo. Acho que por isso mesmo é vedada a acumulação de cargos, salvo poucas situações específicas. Creio que seja correto, pois se o número de vagas é limitado e aquilo que é público deve ser comum a todos, quem acumula cargos acaba privando outra pessoa de concorrer a um deles. Portanto poucos são os privilegiados que conseguem ingressar nessa carreira onde a estabilidade talvez seja o principal benefício. É claro que não é apenas pela estabilidade que muita gente passa horas e horas estudando para passar num concurso público. Quase sempre há um horário diferenciado de trabalho e os salários geralmente são mais atrativos que no comércio, por exemplo. Muitas são as vantagens, mas também há os deveres dos quais nunca devemos esquecer como assiduidade, a pontualidade, respeito às normas e regulamentos assim como zelo e dedicação às atribuições do cargo.

É muito comum, infelizmente, não ser bem tratado quando precisamos ir a algum órgão público. Seja pela falta de educação e despreparo de alguns servidores, pela omissão de muitos ou mesmo pela ausência de tantos outros que não cumprem à carga horária.

As pessoas que procuram os serviços nas mais variadas instituições públicas poderiam ser chamadas de clientes externos e como contribuintes que são merecem um tratamento cortês, rápido e eficiente.

Há também o que poderíamos chamar de clientes internos. São os companheiros de trabalho em qualquer repartição. Aqueles que dependem, direta ou indiretamente, dos serviços do outro para que os seus sejam realizados a contento e para que isso ocorra duas palavrinhas não podem faltar: Transparência e Respeito.

A transparência se traduz nas informações claras e objetivas e o respeito aparece quando se tem a capacidade de refletir sobre suas atitudes e o quanto elas podem estar sendo prejudiciais ao bom andamento dos trabalhos da equipe ou mesmo de algum colega em particular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lutar é preciso!

     "O certo é o certo, mesmo que ninguém o faça. O errado é o errado, mesmo que ninguém esteja vendo".      Eu acredito nisso! N...